Este elemento consiste no controlo do elemento água. Normalmente o Usuário, para utilizar Jutsus Suiton, liberta a água da boca ou simplesmente usa água de rios, mar etc. Este elemento tem vantagem sobre Katon e desvantagem sobre Doton.
Técnicas:
Rank E:
Kirigakure no Jutsu: Um Jutsu que faz com que o campo de batalha se envolva por uma névoa, diminuindo o campo de visão dos adversários. É um Jutsu bastante bom para assassinos furtivos.
Chakra - 2
Suiton Mizurappa no Jutsu: Uma técnica básica Suiton em que o Usuário cospe uma pequena rajada de água.
Chakra - 2 - 4
Rank D:
Suiton Mizu no Ken: O Usuário forma uma espada de água, bastante poderosa. É feita apenas com elemento água, logo tem vantagem contra Jutsus de Katon.
Chakra - 3 - 5
Suiton Mizu Bunshin no Jutsu: Um clone bastante forte feito completamente por água. Têm mais poder do que um Kage Bunshin...
Chakra - 3 - 4 (por clone)
Suiton Mizu no Muchi: O Usuário faz um chicote de água que prende o adversário e aperta-lhe os ossos. Depois disso o oponente fica vulnerável a ataques, podendo transferir raios eléctricos pelo chicote.
Chakra - 4 - 6
Suiton Mizuame Nabara: O Usuário cospe uma água pegajosa. Ao tocar em alguma parte do corpo do oponente, este fica "preso" à água.
Chakra - 4
Rank C:
Suiton Suijinheki no Jutsu: O Usuário forma uma barreira de água à sua volta, que protege de vários ataques. (Protege de ataques com gastos iguais ou inferiores)
Chakra - 6 - 8
Suiton Suiryuudan no Jutsu: O Usuário forma um dragão de água que vai em direcção ao adversário. É um ataque forte e útil.
Chakra - 5 - 8
Rank B:
Suiton Suigadan no Jutsu: O Usuário lança 4 enormes picos de água em direcção ao oponente, rodeando-o.
Chakra - 5 - 7
Suiton Suirou no Jutsu: O Usuário prende o oponente numa bolha de água, sufocando-o. Quando o adversário é preso é bastante difícil de se libertar.
Chakra - 8
Suiton Suishouha no Jutsu: O Usuário solta uma enorme onda com imenso poder destrutivo que cobre quase todo o campo de batalha. Se o oponente for atingido pode sofrer danos bastante grandes.
Chakra - 10 - 14
Suiton Suikoudan no Jutsu: O Usuário forma um tubarão de água maior do que o normal que consegue atacar o adversário tanto pelo ar como pela água.
Chakra - 9 - 13
Rank A:
Suiton Baku Suishouha no Jutsu: Uma melhoria do Suishouha no Jutsu. O Usuário expele uma quantidade gigantesca de água, formando várias ondas que consomem o campo de batalha.
Chakra - 15 - 20
Suiton Goshokuzame no Jutsu - Depois de deixar os oponentes submersos, o Usuário solta 5 tubarões debaixo de água que ataca todos os adversários que esiverem submersos.
Chakra - 13 - 15 (5 tubarões)
Rank S:
Suiton Sameodori no Jutsu: O Usuário forma uma enorme cúpula à sua volta, sendo o Usuário o centro desta. E, quando este se move, a cúpula também se move. Um Jutsu bastante poderoso e óptimo para lutar contra mais de um adversário.
Chakra - 20
Suiton Daikoudan no Jutsu: Uma melhoria do Suikoudan, sendo que o Usuário lança um tubarão gigantesco que absorve o Chakra do adversário.
Chakra - 17 - 22